Zambézia – Província do Centro e Norte de Moçambique, tem por capital a cidade de Quelimane, que fica a cerca de 1600 km a norte de Maputo, a capital do país. A norte a província está delimitada pelas províncias de Nampula e Niassa, a sul pela de Sofala, a oeste pelo Malawi e pela província de Tete e a leste pelo oceano Índico.

Na província da Zambézia está situada a serra do Namúli que, com 2419 metros de altura, é o segundo ponto mais alto de Moçambique.
A Zambézia tem uma superfície de 103 127 km2 e uma população de 3 780 000 habitantes (2004), cerca de vinte por cento do povo de Moçambique. As etnias mais representadas são as Chuabo e Macua.

Na Zambézia, junto à costa, nas zonas planas, há extensos palmares, seguindo-se, rumo ao interior, a cultura de algodão e os pomares de fruta, enquanto na parte mais interior predominam as plantações de chá.

Os principais produtos da Zambézia são a copra, o chá, o camarão e as pedras preciosas, mas há também produção de abacaxi, café, soja, tangerina, e minérios como tantalite, columbite, microlite, lipidolite e berilo industrial.

A Zambézia tem uma superfície de 103 127 km2 e uma população de 3 780 000 habitantes (2004), cerca de vinte por cento do povo de Moçambique. As etnias mais representadas são as Chuabo e Macua.

A província de Zambézia está dividida nos distritos de Alto Molócue, Chinde, Gilé, Gurué, Ile, Inhassunge, Lugela, Maganja da Costa, Milange, Mocuba, Mopeia, Morrumbala, Namacurra, Namarroi, Nicoadala e Pebane e nos distritos de Gurúè, Milange, Mocuba e Quelimane.

Derre

Derre é um distrito da província da Zambézia, em Moçambique, com sede na povoação de Derre. Foi criado em 2013, com a elevação a distrito do posto administrativo do Derre que pertencia ao distrito de Morrumbala. Tem limites a norte com o distrito de Milange, a oeste com os distritos de Morrumbala e Mopeia da província de Tete, a sul com o distrito de Inhassunge e a leste com os distritos de Mocuba e Nicoadala.

Em 2012, o distrito tinha uma população estimada em 85 385 habitantes. 

Divisão administrativa

O distrito está dividido nos postos administrativos de Guerissa e Derre, compostos pelas seguintes localidades:

Posto Administrativo de Derre e Posto Administrativo de Guerissa

A localidade de Guerissa foi elevada a posto administrativo em 2017.

Mulevala

Mulevala é um distrito da província da Zambézia, em Moçambique, com sede na povoação de Mulevala. Foi criado em 2013, com a elevação a distrito do posto administrativo do Mulevala que pertencia ao distrito de Ile.[1]

Tem limite, a norte com os distritos de Alto Molócue e Ile, a oeste com o distrito de Mocuba, a sul com os distritos de Mocubela e Pebane e a leste com o distrito de Gilé.

Em 2012, o distrito tinha uma população estimada em 81 967 habitantes.

Molumbo

Molumbo é um distrito da província da Zambézia, em Moçambique, com sede na povoação de Molumbo. Foi criado em 2013, com a elevação a distrito do posto administrativo do Molumbo que pertencia ao distrito de Milange.[1]
Tem limite, a norte com o distrito de Mecanhelas da província de Niassa, a oeste com o Malawi, a sul com os distritos de Milange e Lugela, e a oeste com os distritos de Namarroi e Gurué.
Em 2012, o distrito tinha uma população estimada em 101 664 habitantes.